Biodança
Definição
“Biodança é um sistema de integração humana, renovação orgânica, reeducação afetiva e reaprendizado das funções originárias da vida. Sua metodologia consiste em induzir vivência integradoras por meio da música, do canto, do movimento e de situações de encontro em grupo”.
Rolando Toro 2002. (Definição acadêmica)
Princípios
A renovação orgânica se dá como efeito da homeostase, do equilíbrio interno e da redução dos fatores de estresse, sendo estimulada mediante exercícios que induzem estados de transe e de regressão integradores.
A reeducação afetiva busca estimular a capacidade de estabelecer vínculos saudáveis.
O reaprendizado das funções originárias da vida consiste na sensibilização dos instintos básicos, que constituem uma expressão da programação biológica. (…) Os instintos representam a natureza em nós, e sensibilizarmos a eles significa restabelecer a ligação entre natureza e cultura.
Nova Definição
Em 2009, Rolando Toro deu uma outra definição:
“Biodança é um sistema de aceleração de processos integrativos nos níveis celular, metabólico, neuroendócrino, imunológico e existencial, através de ambiente enriquecido, com música específica, movimento integrado, carícias e encontro grupal, que desencadeiam vivências integrativas.”
Rolando Toro 2009. (Última definição)
Metodologia
Consiste em induzir vivências integradoras por meio da música, do canto, do movimento e de situações de encontro em grupo. As vivencias na Biodança estão orientadas para estimular os potenciais de vitalidade, sexualidade, criatividade, afetividade e transcendência, denominados Linhas de Vivência.