Pular para o conteúdo

Biodança

Definição

“Biodança é um sistema de integração humana, renovação orgânica, reeducação afetiva e reaprendizado das funções originárias da vida. Sua metodologia consiste em induzir vivência integradoras por meio da música, do canto, do movimento e de situações de encontro em grupo”.

Rolando Toro 2002. (Definição acadêmica)

Princípios

A renovação orgânica se dá como efeito da homeostase, do equilíbrio interno e da redução dos fatores de estresse, sendo estimulada mediante exercícios que induzem estados de transe e de regressão integradores.

A reeducação afetiva busca estimular a capacidade de estabelecer vínculos saudáveis.

O reaprendizado das funções originárias da vida consiste na sensibilização dos instintos básicos, que constituem uma expressão da programação biológica. (…) Os instintos representam a natureza em nós, e sensibilizarmos a eles significa restabelecer a ligação entre natureza e cultura.

Nova Definição

Em 2009, Rolando Toro deu uma outra definição:

“Biodança é um sistema de aceleração de processos integrativos nos níveis celular, metabólico, neuroendócrino, imunológico e existencial, através de ambiente enriquecido, com música específica, movimento integrado, carícias e encontro grupal, que desencadeiam vivências integrativas.”

Rolando Toro 2009. (Última definição)

Metodologia

Consiste em induzir vivências integradoras por meio da música, do canto, do movimento e de situações de encontro em grupo. As vivencias na Biodança estão orientadas para estimular os potenciais de vitalidade, sexualidade, criatividade, afetividade e transcendência, denominados Linhas de Vivência.

ABRACE A ABRAÇA

Seja um Associado da ABRAÇA

A ABRAÇA – Associação Brasileira de Facilitadores de Biodança é um espaço de integração entre os profissionais de Biodança, que visa, entre outros objetivos, desenvolver o sentido de pertencimento ao coletivo e estimular a ética solidária entre os associados.

Acompanhe!

Desenvolvido por